Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

05/08/2011

RESOLUÇÃO: Empresas precisam regularizar entrega de gás e água

Rafael Machi RESOLUÇÃO: Empresas precisam regularizar entrega de gás e água Nas ruas da cidade, a reportagem do DIARIO flagrou entregadores que ainda não estão adequados à nova resolução do Contran

DA REPORTAGEM

Entrou em vigor ontem, 04, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que proíbe o transporte de botijões de gás e galões de água em motocicletas. A nova legislação obriga as empresas distribuidoras a adaptar a frota, usando sidecars, reboques ou caminhonetes. A Resolução 356/11 do Contran “estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta”, criando normas específicas para baús, capacetes e acessórios usados pelos transportadores. A resolução ressalta que é proibido o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos e de galões, com exceção de botijões de gás com capacidade máxima de 13 quilos e de galões de 20 litros de água mineral, desde que com auxílio de sidecar. No caso de galões e botijões com capacidade acima do permitido, o transporte deve ser feito por veículos maiores, como caminhonetes e caminhões. De acordo com o delegado de trânsito, Nivaldo Martins Coelho, a nova resolução visa proporcionar maior segurança para as pessoas que trabalham realizando o transporte destes produtos. “Além de se tornar mais seguro para o transportador, oferece menos riscos para todos em caso de um acidente com a motocicleta. Quanto à água, o objetivo é preservar a higiene do produto entregue nas residências e comércios”, comentou. Segundo o sócio proprietário do Depósito Valadão, Ednilson dos Reis, o Nil, a nova resolução o pegou de surpresa. “Confesso que não sabia das novas regras, assim que tomei conhecimento pedi que meus funcionários paralisassem os trabalhos com as motocicletas e realizassem as entregas com os outros veículos, que são devidamente adequados”, disse. Ele reconhece que a lei é boa. “É válida sim, com isso os profissionais que trabalham nesse ramo terão mais segurança. Ela vai corrigir um erro que todos nós cometíamos, já que acabávamos expondo nossos funcionários a acidentes”, ressaltou. Ele informou que já está providenciando o transporte de botijões e galões de água de maneira adequada. Durante o dia de ontem, com a nova resolução já em vigor, a equipe de reportagem do DIÁRIO percorreu algumas ruas da cidade para verificar se os entregadores já estão adequados à nova lei, mas foi constatado que a maioria ainda não possui os equipamentos necessários para esta atividade. Alguns proprietários de empresas do ramo contatados informaram que não tinham conhecimento da nova resolução. (Rafael Machi)


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

05/08/2011 - Prefeitura realiza hoje VIII Conferência de Assistência Social

05/08/2011 - Segunda fase da multivacinação infantil será dia 13 de agosto

05/08/2011 - Obras reforma bacia na esquina da Santa Casa com 13 de Maio

05/08/2011 - Polícia prende acusado de tentativa de homicídio

05/08/2011 - Bandidos tentam roubar moto de tratorista

04/08/2011 - BENFEITORIA: Terminal Rodoviário de Penápolis será reformado

04/08/2011 - Homem é acusado de estuprar a enteada de 12 anos

04/08/2011 - SEGURANÇA: Polícia Militar guardará as armas de Fóruns paulistas

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.