17/08/2011
No ano passado o Apae Folia agitou a todos que passavam pelo centro da cidade
DA REPORTAGEM
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Penápolis realiza mais uma edição do tradicional Apae Folia. O evento acontece na próxima segunda-feira, 22, iniciando às 09h00 no cruzamento da rua Dr. Mário Sabino com a Expedicionário Diogo Garcia Martins. Segundo os organizadores do evento, mais de mil pessoas são esperadas para esta edição do “carnaval fora de época”. O objetivo da festa é promover a divulgação das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2010, realizada de 22 a 25 de agosto, cujo tema é ‘A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença: tenha coragem de ser diferente’. Segundo a idealizadora do projeto, Stella Alves de Lima Gonçalves, o Apae Folia deste ano traz algumas novidades, como a participação de mais um trio elétrico que estará animando o evento. Ela explica que o trajeto já foi definido e que tudo está sendo organizado com os parceiros da festa. “Pensando na segurança dos participantes contamos com o apoio de escolta da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. Com relação a animação, estamos trazendo mais um trio elétrico para que todos estejam animados com esta festa, além do tradicional trenzinho, que estará andando com as crianças”, comentou. No trajeto estão previstas as principais ruas do centro da cidade, e o encerramento será no pátio do Santuário São Francisco de Assis. Segundo Stella, outra novidade deve chamar a atenção para a participação de alunos da rede pública e privada de ensino. “Será o ‘troféu transitório’, em que premiaremos a escola que tiver a melhor participação, tanto em número de alunos como em animação também. A vencedora ficará com o troféu por um ano, que depois será devolvido para o próximo evento e repassado para a próxima ganhadora, assim motivaremos a participação de todos, mantendo uma tradição em nossa cidade”, ressaltou. Um número limitado de abadás está sendo vendido. A camiseta com a logomarca do evento pode ser adquirida na própria entidade pelo valor de R$ 7. Quem adquirir também ganhará uma bandana personalizada. Para a coordenadora pedagógica da Apae, Roseli Torres Schievanu Granato, o 3º Apae Folia tem o objetivo de buscar uma maneira de mudar o pré-conceito que muitos têm das pessoas com deficiência intelectual através da diversão e descontração. “Infelizmente muitos possuem uma idéia formada sobre nossos alunos que não condiz com a realidade, por isso queremos mudar tudo isso e mostrar que somos uma equipe maravilhosa e com muita alegria”, ressaltou.
Semana
Além do Apae Folia, a entidade realiza a abertura solene da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2011 também na segunda-feira, 22. A solenidade iniciará às 19h30, na quadra poliesportiva da instituição. Os participantes poderão conferir a apresentação de um musical baseado em uma releitura do clássico da literatura ‘O Mágico de Oz’. A apresentação traz uma reflexão sobre o tema e quebra a cultura da indiferença em relação à pessoa com deficiência. A apresentação conta a história de uma menina que está à procura da sua identidade, de um homem de lata sem coração, de um espantalho sem cérebro e um leão sem coragem. A apresentação será permeada por músicas de compositores consagrados como Caetano Veloso, Tim Maia, Gonzaguinha entre outros, que vem de encontro com as situações vividas pelos personagens nas quais todos os alunos serão os protagonistas. A apresentação contará com a participação da banda da Apae e que é formada pelos próprios alunos, a “APAE ÊÊÊ”. Nos demais dias da semana (de 23 a 25), haverá apresentações de teatro às 09h00 e às 14h00 na associação conforme agendamento de escolas e demais instituições da cidade. A estimativa dos organizadores é que cerca de 500 pessoas compareçam a cada apresentação. (Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
17/08/2011 - Penápolis realiza Conferência da Pessoa Idosa dia 19
17/08/2011 - Divulgado gabarito do processo seletivo para estagiários
17/08/2011 - COMOÇÃO: Jovem que morreu após acidente é enterrado
17/08/2011 - Mais de 3 mil participam de baile no Lago Azul
17/08/2011 - Prorrogado projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros”
17/08/2011 - Secretaria abre inscrições para a atribuição de aulas
16/08/2011 - INSS: Governo define contribuição maior para pedir aposentadoria
16/08/2011 - Alunos são selecionados para o Parlamento Jovem
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.