20/08/2011
DA REPORTAGEM
O município de Barbosa está entre as cem cidades do Estado de São Paulo que participaram da primeira etapa do programa Agenda da Família, lançado esta semana pelo governo. O objetivo é a erradicação da extrema pobreza no Estado. Na primeira etapa, que terá início no ano que vem, os municípios beneficiados são aqueles que possuem o menor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). A idéia, segundo informou a assessoria do Governo do Estado, é que ao final das etapas de implantação do programa, em 2013, mais 458 cidades tenham benefícios para os moradores que possuem cerca de R$ 70 per capita mensais. Segundo nota divulgada, Barbosa possui cerca de 6,6 mil moradores, sendo que existe uma estimativa de que 158 pessoas vivam na pobreza extrema, o que significa 2% de toda a população, etapa que deve ter início em 2012. Para o ano seguinte o programa se expandirá para outros municípios do Estado, atingindo também as demais cidades da região, como Glicério, onde a estimativa é que cerca de 33 pessoas vivam na pobreza extrema, Luiziânia também será beneficiada, pois cerca de 42 pessoas têm renda per capita de R$ 70. Entre os municípios também estão Santópolis do Agauapeí, 64 moradores, Alto Alegre com 72, Braúna com 89, Clementina com 68, Avanhandava com 238 munícipes. Em Penápolis, o Governo do Estado identificou cerca de 1.047 pessoas que vivem com pouco mais de R$ 80 per capita.
Identificação
Através de nota publicada no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o governo informou que para identificar as pessoas de extrema pobreza será realizada uma busca ativa, que terá o objetivo de diagnosticar as vulnerabilidades sociais e identificar os programas, projetos e ações necessários para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Será efetivada por meio de parcerias com os municípios e a sociedade civil. Ainda segundo a nota disponível no site a "Agenda da Família será um compromisso assumido por cada família com o governo do Estado para efetivar a transferência de renda. Definirá as principais necessidades da família, que deverá empenhar- se para superá-las, por meio de educação, qualificação profissional, inclusão produtiva, saúde e convivência, fazendo, desta forma, com que cada família se torne corresponsável pelo resultado de sua melhoria de vida". Para as prefeituras dos municípios cujos benefícios se darão já no ano que vem a busca ativa para localizar as pessoas que vivem em extrema pobreza, e que ainda não recebem benefícios sociais deverão iniciar no mês de setembro, garantindo a inclusão de todos aqueles que vivem com a pobreza extrema. (Rafael Machi)
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
20/08/2011 - Marcha para Jesus pode reunir seis mil pessoas
20/08/2011 - Rodovia: Polícia de Pirajuí flagra penapolense com droga
20/08/2011 - Dilma fala de temas polêmicos e faz propaganda em Rio Preto
20/08/2011 - Dicas de Segurança: Roubo a residência
20/08/2011 - Passeata marca encerramento da 2ª Semana do Bebê hoje
20/08/2011 - Comunidade se reúne para traçar políticas públicas para o idoso
19/08/2011 - Bandidos arrombam e furtam joalheria
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.