Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

23/08/2011

MOBILIZAÇÃO: 3º Apae Folia é realizado nas principais ruas da cidade

Rafael Machi MOBILIZAÇÃO: 3º Apae Folia é realizado nas principais ruas da cidade Representantes das escolas vencedoras entre os participantes exibem os troféus transitórios que devem retornar no próximo ano

DA REPORTAGEM

Estudantes da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) participaram ontem pela manhã do 3º Apae Folia em Penápolis. A passeata foi referente às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2011, que está sendo realizado de 22 a 25 de agosto, cujo tema é “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença: tenha coragem de ser diferente”, e contou com a participação de cerca de 1,8 mil pessoas. O evento deste ano contou com algumas novidades, que segundo uma das organizadoras, Stella Alves de Lima Gonçalves, visou motivar a participação do público. Para este ano trouxemos os ‘troféus transitórios’, no qual premiamos as escolas que tiveram a melhor participação e maior número de alunos, além de avaliarmos a animação também. “A vencedora ficará com o troféu por um ano, que depois será devolvido para o próximo evento e repassado a nova ganhadora, assim motivaremos a participação de todos, mantendo uma tradição em nossa cidade”, comentou. Antes de iniciar o 3º Apae Folia, os participantes demonstravam bastante ânimo para participar da passeata que foi acompanhada por um caminhão do Corpo de Bombeiros, viaturas da Polícia Militar, atiradores do tiro de Guerra, o tradicional “trenzinho da alegria” e as músicas do trio elétrico animava as pessoas. Abadás foram vendidos aos participantes e bandanas foram distribuídas para que todos pudessem entrar no clima da festa. A passeata iniciou no cruzamento da rua Dr. Mário Sabino com a avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins e seguiu pelo centro da cidade, encerrando no Santuário de São Francisco de Assis. Na oportunidade aconteceu a premiação das escolas, o prêmio de maior número de participantes para a escola Dr. Carlos Sampaio Filho. A participação mais animada ficou para os alunos da escola Maria Luiza Bernardes Nory. “Ficamos muito feliz com a participação de todas estas pessoas, isso mostra a confiança que existe no trabalho realizado pela Apae, além de ressaltar que todas as dificuldades podem ser vencidas, finalizou Stella.

Semana
Além do Apae Folia, a entidade realizou a abertura solene da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2011. A solenidade acorreu na quadra poliesportiva da instituição. Os participantes puderam conferir a apresentação de um musical baseado em uma releitura do clássico da literatura ‘O Mágico de Oz’. A apresentação traz uma reflexão sobre o tema e quebra a cultura da indiferença em relação à pessoa com deficiência. O teatro conta a história de uma menina que está à procura da sua identidade, de um homem de lata sem coração, de um espantalho sem cérebro e um leão sem coragem. A apresentação é permeada por músicas de compositores consagrados como Caetano Veloso, Tim Maia, Gonzaguinha entre outros, que vem de encontro com as situações vividas pelos personagens nas quais todos os alunos protagonizam. O teatro conta com a participação da banda da Apae formada pelos próprios alunos, a “APAE ÊÊÊ” e também será apresentada nos demais dias da semana, de hoje até quinta-feira, 25. Haverá apresentações de teatro às 09h00 e às 14h00 na associação conforme agendamento de escolas e demais instituições da cidade. A estimativa dos organizadores é que cerca de 500 pessoas compareçam a cada apresentação. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

23/08/2011 - Escolas públicas começam a receber em outubro os livros didáticos para 2012

23/08/2011 - Mulher se fere após acidente em vicinal em Avanhandava

23/08/2011 - Dois são presos com 33 pedras de crack em Penápolis

23/08/2011 - Bebê sofre queimaduras no corpo após acidente

23/08/2011 - Rapaz sai de festa e é ferido na virilha

23/08/2011 - Mais ruas do Santa Leonor recebem pavimentação

23/08/2011 - Conferência da Pessoa Idosa aprova 22 propostas de trabalho

23/08/2011 - 2ª Semana do Bebê: Após passeata, evento teve encerramento no Santuário de Assis

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.