Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

25/08/2011

Prefeitura e Funepe oficializam propostas para novas parcerias

O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, acompanhando a iniciativa do Governo Federal, que através da presidenta Dilma Rousseff anunciou criação de várias universidades e unidades de institutos federais, também defendeu essa expansão para o município de Penápolis. Através da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), o chefe do Executivo penapolense pretende apresentar propostas ao Ministério da Educação para que a cidade receba cursos técnicos e universitários federais, no mesmo sistema disponibilizado através dos Institutos Federais de Educação.
Para oficializar a proposta de parceria e acertar os detalhes e as formas de encaminhamento do projeto para o Ministério da Educação (MEC) o prefeito João Luís conversou com o presidente da Funepe e também professor do Instituto Federal – campus de Birigui, Eder Fonzar Granato.
“Nós já temos uma parceria que viabiliza cursos profissionalizantes do Proeja-Fic, um programa que une Educação de Jovens e Adultos com capacitação profissional”, lembrou o prefeito, ao reiterar que ele funciona na Emef Marcos Trench e garante aos alunos, além do curso, a profissionalização e uma bolsa auxílio mensal de R$ 100,00.
Essa parceria com a Prefeitura de Penápolis garante os cursos profissionalizantes paralelos às aulas. “Além  de aprender a ler e escrever e fazer um curso, eles recebem essa bolsa de R$ 100,00”, evidenciou.
Para Eder Granato, que já auxilia os alunos matriculados no Proeja-Fic, as dependências da Funepe seriam utilizadas para abrigar os novos cursos oferecidos pelo Governo Federal. “Com essa oficialização, vamos apresentar nossa proposta ao MEC para que possamos viabilizar cursos que atendam a demanda da região”, explicou Granato.

Expansão
O prefeito João Luís também pretende manter contatos com lideranças na Câmara Federal e Senado para que os parlamentares atuem e apoiem a iniciativa do município. Ele quer aproveitar a iniciativa do Governo Federal que anunciou na última terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 câmpus universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país.

Secom – PMP


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

25/08/2011 - Residencial Gargione I recebe pavimentação

25/08/2011 - Mapa Cultural Paulista: Penápolis sedia Fase Regional de Dança no domingo

25/08/2011 - Começou o recape da vicinal entre Avanhandava e Barbosa

25/08/2011 - Membros do PSDB de Penápolis se encontram com Semeghini

25/08/2011 - APRESENTAÇÃO: Alunos da Apae dão show e fazem sucesso em teatro

25/08/2011 - Incentivos para participação em programas para a promoção da saúde entram em vigor

25/08/2011 - Bandido rouba chave, mas não leva o veículo

25/08/2011 - Morre a mulher vítima de acidente em Avanhandava

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.