31/08/2011
Com o objetivo de mostrar aos servidores a importância da prevenção de acidentes, tanto no trabalho como fora dele, o DAEP (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) deu início na terça-feira, 30, à 10ª edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Vários servidores de todas as áreas do Daep estiveram presentes e ouviram atentamente a palestra de abertura “A Importância da Ergonomia no Trabalho”, proferida pelo médico ortopedista João Carlos D’Elia, convidado para o evento.
Entre os assuntos explanados pelo palestrante foi o objetivo geral da ergonomia que é a “adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores”, ou seja, a empresa precisa adequar o ambiente de trabalho, proporcionando melhores condições para que os servidores possam efetuar suas tarefas dentro de um ambiente saudável e não os servidores precisam se adequar ao ambiente de trabalho inadequado de uma empresa.
D’Elia lembrou que o Daep possui uma equipe responsável pela análise da ergonomia dentro da autarquia, sendo que os integrantes deste grupo estão realizando várias revisões nos diversos setores buscando resolver problemas ergonômicos como a altura das mesas, baixa iluminação, falta de espaço e excesso de barulho.
O médico explicou ainda que a parte ergonômica também trabalha com o emocional das pessoas, portanto o relacionamento profissional entre os servidores foi abordado, mostrando que um bom convívio pode deixar o ambiente de trabalho mais agradável e evitar doenças psicológicas como por exemplo, o estresse.
Para o Diretor Presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a autarquia vem avançando no trabalho da prevenção da saúde e da segurança dos servidores. “A equipe de servidores responsáveis em buscar e corrigir problemas ergonômicos no ambiente de trabalho é mais um avanço que temos, podemos não conseguir eliminar os riscos ergonômicos, mas com certeza diminuiremos este número para próximo de zero”, disse.
Programação
Na quarta-feira, 31, a SIPAT do Daep prossegue com a apresentação sobre o tema Saúde, com a enfermeira Áurea Muçouçah. Na quinta-feira, 01, será a vez da Sra. Maria Cecília Cardoso Lucchesi Teodoro e de Regina Teixeira, do Centro de Educação Ambiental falarem sobre Meio Ambiente. O encerramento acontece na sexta-feira, com tema Companheirismo e Trabalho, que será abordado pelas alunas do último ano do curso de Psicologia da Funepe, Elaine C. Barie do Prado e Rosemari Martines Tomé.
Durante todos os dias de evento haverá verificação de pressão e glicemia, que serão realizados pela equipe da Faculdade de Saúde São Paulo – FASSP. A SIPAT é um evento anual do Daep e é inteiramente organizado pela CIPA. - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Daep/Secom – PMP
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
31/08/2011 - Autoridades debatem Segurança Pública no município
31/08/2011 - MAÇONARIA: Maratona Cívico Cultural acontece neste sábado
31/08/2011 - Transporte Coletivo de Penápolis será municipalizado
31/08/2011 - Pedreiro passa mal e morre afogado no rio Bonito
31/08/2011 - Adolescentes são flagrados com droga defronte escola
31/08/2011 - Água quente causa queimaduras em bebê
31/08/2011 - Jovem é detido após furtar cadeiras
30/08/2011 - Maior concurso de Penápolis é realizado de forma tranquila
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.