Penápolis, 25/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

15/09/2011

Munícipes reivindicam Internet gratuita

DA REPORTAGEM

O prefeito João Luis dos Santos, sancionou no dia 31 de outubro de 2007 a lei nº 1490 que autoriza o Poder Executivo a ceder sinal de internet Wireless gratuito à população, porém, quase quatro anos depois, os munícipes ainda aguardam que o sinal seja disponibilizado para o acesso a internet. Visando esta disponibilidade, a Câmara Municipal de Penápolis, através de solicitação dos vereadores Nardão Sacomani (DEM) e Ricardinho Castilho (PV) que na época conheceram na cidade de Araraquara, o projeto “Internet para Todos”, com concessão gratuita do serviço a população pela Prefeitura, recebeu em novembro do ano passado, representantes de uma empresa de comunicação local para a discussão de proposta de cobertura total da cidade com internet via rádio. Segundo Nardão, o projeto pode ser aplicado. “Entendemos que é viável, já que há pontos altos em vários locais, que podem cobrir grande parte o município, além de haver empresas que se disponibilizam em realizar o trabalho”, comentou.  Mesmo com a possibilidade da concretização do projeto, Nardão alerta que é necessário tomar cuidado com os gastos. “O prefeito alega que os custos são altos, sendo necessária uma grande quantia disponível, e como todos sabem, ele tem que ter responsabilidade financeira, não podendo arcar com algo que prejudique outros setores, por isso, acreditamos que se esse projeto não foi colocado em prática até o presente momento é porque existem motivos concretos da parte do prefeito”, disse. O vereador informou que sendo possível a elaboração da internet gratuita para a população, diversas ações sociais podem ser agregadas. “O combate a dengue por exemplo. Se o morador desejar ter a internet ele terá que manter seu quintal livre de criadouros para ter seu acesso liberado, caso contrário a internet é cortada”, ressaltou.

Inclusão digital
O prefeito municipal João Luis dos Santos, disse a reportagem do DIÁRIO, que a disponibilização de internet gratuita ainda é inviável na cidade. “Os gastos são altos, não somente para a prefeitura, mas para o próprio munícipe, que teria que arcar com todos os equipamentos necessários para a recepção do sinal, cujo valor é muito alto”, comentou. Ele ressaltou que a inclusão digital deve ser feita para aqueles que ainda não possuem computador e que desejam aprender informática. “Para isso disponibilizamos aulas gratuitas no CAT (Centro Municipal de Aprendizagem e Treinamento), basta a pessoa ter interesse em aprender”, disse. João Luis lembrou também que a Biblioteca Municipal disponibiliza acesso gratuito à internet. “Nós temos o Acessa São Paulo, onde a pessoa pode realizar pesquisas, trabalhos e ter acesso às redes sociais, além disso, existem outros trabalhos que são feitos visando disponibilizar internet para os idosos, fazendo com que todos possam navegar na rede”, lembrou. Outra medida adotada pela Prefeitura é a disponibilização de internet nas escolas municipais. Segundo João Luís, o espaço também é aberto para a comunidade, fazendo com que todos possam acessar, de forma segura e sem gastos, a rede mundial de computadores. “Isso está sendo desenvolvido cada vez mais para que a população em geral, inclusive os mais carentes e que não possuem computadores, possam acessar a internet, tudo de forma gratuita e sem preocupações”, concluiu.

R$ 500 mil para inclusão
Em fevereiro deste ano, João Luis realizou a entrega de documentação ao Ministério da Ciência e Tecnologia, visando a implantação do projeto de inclusão digital em Penápolis. A formalização do convênio será através do Ministério da Ciência e Tecnologia. No projeto, conforme explicou o prefeito, está garantida a universalização e inclusão digital, especialmente para aqueles que não têm computador em casa. “Vamos disponibilizar computadores para o acesso de forma ordenada e com garantias de que as pessoas que ali estiverem, buscam informações, como já ocorre na biblioteca pública e escolas municipais”, finalizou. (Rafael Machi) 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

15/09/2011 - Prefeitura promove “Domingo na Praça” no Jardim Eldorado

15/09/2011 - Penapolenses criam troféu e arte gráfica para o Festival de Teatro

15/09/2011 - Curso Aprender a Empreender está com inscrições abertas

15/09/2011 - Nota: Biblioteca fecha na sexta-feira

15/09/2011 - AVANHANDAVA: Câmara arquiva CP contra prefeita

15/09/2011 - Câmara Municipal realiza solenidade para entrega de honraria a centenários

15/09/2011 - Bandidos roubam celular de contador

15/09/2011 - Polícia Ambiental prende três pessoas por caça de animais

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.