Penápolis, 24/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

12/10/2011

Exposição de imagens no Paço marca o mês Franciscano

Secom-PMP Exposição de imagens no Paço marca o mês Franciscano Estantes com imagens de São Francisco de Assis estão expostas no Paço Municipal

Durante o mês de outubro os munícipes que comparecerem ao Paço Municipal, na avenida Marginal Maria Chica, poderão prestigiar a exposição de imagens de São Francisco de Assis, organizada pelo Museu de Folclore de Penápolis, que destinou duas estantes – uma na escada de acesso ao  primeiro andar e outra na sala de espera do gabinete do prefeito – para a colocação das imagens, de diversos artistas e que fazem parte do acervo da instituição e selecionadas pela equipe do museu.
Joaquim Alberto Fernandes, o Beto Fernandes, secretário Municipal de Cultura, explicou que outubro é o mês dedicado ao santo e sendo ele padroeiro do município, nada mais justo que fazer essa exposição para homenageá-lo. “Com isso, todos os munícipes que forem na prefeitura, para qualquer atividade, poderá ver esse acervo composto por 25 obras, de vários artistas, retratando o santo  católico”, disse o secretário.
Para quem gosta de arte sacra, é devoto de Francisco de Assis, tem a oportunidade de conhecer trabalhos importantes, de artistas de diversas regiões do Brasil, retratando  o santo que é lembrado também como um defensor da natureza.
Também é atribuído ao santo católico a ideia de representação do Natal (presépio) para que as pessoas pudessem ver, de forma concreta, o grande acontecimento da história cristã. Consta ainda que foi por causa dessa ideia de Francisco que o mundo, até os dias de hoje, faz presépios no período Natalino.

Nossa Senhora
Ainda no contexto religioso, segundo informou a Chefe de Serviço da Secretaria Municipal de Cultura, Mayra Maurício, o Museu de Folclore de Penápolis está mostrando parte de seu acervo ao povo araçatubense. Denominada “Nossas Senhoras do Brasil”, a exposição está aberta ao público no Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, na rua 15 de Novembro, 247, no centro de Araçatuba e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h. “Levamos para Araçatuba, nesse projeto de museu itinerante, 11 peças (imagens) do nosso acervo e acreditamos que um grande público vá prestigiar essa exposição que mostra, como a de São Francisco, trabalhos de diversos artistas do Brasil”, disse Mayra. 

Secom - PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

12/10/2011 - Dia de Nossa Senhora Aparecida marca o feriado de católicos

12/10/2011 - Tradição: Clubes realizam hoje festa para crianças

12/10/2011 - “Trenzinho” quebra e causa problemas no trânsito

12/10/2011 - Dois ajudantes são presos por tráfico de drogas

12/10/2011 - Arma é localizada após perseguição

12/10/2011 - Aviso prévio de até 90 dias começa a valer nesta quinta

12/10/2011 - Biblioteca promove atividades para as crianças hoje

12/10/2011 - Funcionários dos CMEIs fazem capacitação em Recreação

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.