Penápolis, 23/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

09/11/2011

Prefeitura renova parceria com Instituto Federal e almeja novos cursos

Secom-PMP Prefeitura renova parceria com Instituto Federal e almeja novos cursos Reunião aconteceu no gabinete do prefeito João Luís dos Santos

O prefeito João Luís dos Santos anunciou a renovação da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias – Campus de Birigui que atualmente desenvolve três cursos profissionalizantes para os alunos do Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) em Penápolis, por meio do Proeja – Fic.
Em reunião que aconteceu na manhã de ontem, 08, em seu gabinete, o prefeito João Luís recebeu a diretora geral do Instituto Federal em Birigui, Carmem Monteiro Fernandes para anunciar a renovação do contrato da Prefeitura com o Instituto.
Na ocasião, o prefeito João Luís aproveitou a visita da diretora Carmem Fernandes para fazer algumas reivindicações de novos projetos para Penápolis. Uma das propostas feita pelo prefeito foi a instalação de um Pólo do Instituto em Penápolis,  que teria a parceria da Prefeitura Municipal e da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). O professor do Instituto Éder Fonzar Granato, que também é presidente da Funepe, estava presente na reunião e reiterou o pedido do prefeito, confirmando a parceria da Fundação Educacional para a instalação do um Pólo do Instituto em Penápolis.
As outras duas propostas apresentadas pelo prefeito João Luís dos Santos, foram com relação à expansão de novos cursos profissionalizantes para os alunos do EJA de nosso município. 
Com a renovação da parceria, ficam mantidos os curso do Proeja-Fic na rede municipal (Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Eletricista, Auxiliar em Manutenção de Computadores e Instalação Física de Rede) e o prefeito João Luís dos Santos pediu ainda a vinda de um novo curso profissionalizante: Auxiliar de Torneiro Mecânico. Neste caso, as aulas práticas do curso acontecerão um vez por semana em Birigui, que já tem laboratório próprio. O secretário de Educação, Cledivaldo Donzelli, disse que a Prefeitura fará o transporte desses alunos ao laboratório de Birigui, até que consiga montar um laboratório específico na escola.
A chefe do serviço do Ensino Fundamental, Adriana Lacava Rufatto Soliani e a coordenadora do Programa EJA, Suzana Palmira Ferracini Escardoveli, participaram da reunião e aprovaram o novo curso profissionalizante para os alunos do EJA.

Estado
Com a concordância da Dirigente Regional de Ensino, Sueli Silva Bonfietti, também presente na reunião, o prefeito João Luís solicitou a expansão do curso de Auxiliar de Manutenção de Computadores e Instalação Física de Rede para os alunos da rede estadual. “Os alunos do Proeja-Fic que fazem esse curso na Emef Marcos Trench se formam neste mês de novembro. Como muitos deles prosseguem os estudos na rede estadual, é interessante que o curso profissionalizante também tenha continuidade, inclusive com a bolsa-auxílio fornecida aos alunos”, justificou o prefeito. A dirigente de ensino, Sueli Bonfietti, disse que essa parceria também é o desejo da Secretaria de Estado da Educação.

Secom – PMP


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

09/11/2011 - Fussesp realizará encontro em Penápolis

09/11/2011 - Matrículas para 1º Ano terminam na sexta-feira

09/11/2011 - Solonei chega sábado a Penápolis

09/11/2011 - ABRA-TE À RESTAURAÇÃO: Comunidade católica se reúne para evento em Penápolis

09/11/2011 - Rocam prende jovem por tráfico em Avanhandava

09/11/2011 - Jovem é assaltada por bandidos armados

09/11/2011 - Doméstica tem bolsa furtada dentro de residência

09/11/2011 - Mega-sena pode pagar R$ 21 milhões

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.