Penápolis, 22/06/2026

Menu Pesquisa
Diário de Penápolis

Cidade & Região

10/01/2012

“Postão” de saúde inicia Pronto Atendimento hoje

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa a população que a partir de hoje, 10, será iniciado o serviço de Pronto Atendimento (PA) Centralizado na Macro de Saúde II – conhecida como “postão” do centro da cidade. Para marcar a inauguração deste serviço naquela unidade a Secretaria de Saúde realizará uma cerimônia às 16h, no local.
A decisão de centralizar o serviço no local, segundo informou a secretaria, foi tomada com o objetivo de otimizar recursos humanos, agilizar o atendimento e desafogar o Pronto Socorro Municipal.
O destaque da medida fica principalmente para o Pronto Socorro, que será beneficiado, tendo em vista que após às 17h, costumeiramente, acaba apresentando grande demanda. Entretanto, boa parte do público que procura o Pronto Socorro entre o fim de tarde e noite, necessita apenas de atendimento ambulatorial e não emergencial.
Até ontem o Pronto Atendimento das unidades básicas de saúde de Penápolis era feito pelas Macros I (bairro Eldorado) e II (bairro Santa Terezinha). Esta experiência, avaliada pela Secretaria de Saúde por cerca de um ano, apresentou algumas dificuldades relacionadas à presença de médicos no plantão. O que ocorre é que quando o médico precisava se ausentar, ou por férias, ou por motivo de doença, o posto de saúde tinha dificuldades em fazer a reposição, principalmente se fosse um caso de imprevisto.
Agora com a centralização todos os médicos, que antes atuavam separadamente nas duas unidades (dos bairros Eldorado e Santa Terezinha), atenderão juntos no postão. Quando houver eventual ausência de um deles sempre haverá outros para atender a comunidade.
O pronto Atendimento será oferecido de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h; a procura é livre, e o paciente será atendido independentemente da região onde mora. Na eventualidade de chegada de algum caso considerado grave, os médicos farão o encaminhamento imediato ao Pronto Socorro.
Vale lembrar à população que após o primeiro atendimento no PA, o retorno ao médico para prosseguimento do tratamento ou realização de exames complementares deve ser agendado na unidade de origem do munícipe. O PA fará atendimento de queixas agudas, que não podem esperar, e não o acompanhamento de tratamentos; isso se faz nas unidades básicas.

Secom – PMP 


Você é assinante?

Então, faça seu login e tenha acesso completo:

Assine o Diário.
VEJA TAMBÉM

10/01/2012 - Acidente entre dois caminhões mata motoristas em rodovia

10/01/2012 - AULAS: Educação divulga cronograma para processo de atribuição

10/01/2012 - Reajuste aumentará folha do INSS em R$ 22,4 bilhões

10/01/2012 - Motorista morre em colisão ao atravessar rodovia

10/01/2012 - Dois pescadores são flagrados praticando pesca irregular

10/01/2012 - Plantão Policial: Polícia Rodoviária aprende C.N.H. falsa com vendedor

10/01/2012 - Córrego dos Pintos: Manutenção de estrada beneficia moradores e usuários

08/01/2012 - PRIMEIRA DO PAÍS: Penápolis recebe verba de Fundo Socioambiental

Voltar à lista de notícias

Diário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.