13/01/2012
Prefeito João Luís do Santos, que desde 2005, incetiva a preservação dessa tradição de fé e cultura
Em comemoração ao Dia dos Santos Reis, celebrado sempre no dia no 06 de janeiro, as companhias penapolenses dos Santos Reis “São Francisco de Assis” e “Três Irmãos” promovem grandes eventos para comemorar a data com a comunidade. Em 2012 não foi diferente e com apoio da Administração Municipal as Companhias São Francisco e Três Irmãos promoveram uma grande festa, em dois dias, no Ginásio Municipal de Esportes Luiz Carlos Peters, o popular Carlitão, no bairro Jardim Eldorado.
Desde 2005, quando assumiu o Governo, o prefeito João Luís dos Santos tem apoiado, através da Secretaria Municipal de Cultura, as companhias penapolenses que ainda preservam a tradição no município. A Secretaria de Cultura, que além de oferecer o local, toda a infra estrutura para as festas e transporte, também colabora na doação de camisetas aos integrantes das companhias.
A prefeitura ajuda ainda no transporte para a zona rural, quando as companhias visitaram as propriedades para levar a Boa Nova do nascimento de Jesus e arrecadaram doações de alimentos que foram oferecidas ao público durante as festividades.
“Todo ano, muitas pessoas, inclusive de cidades da região, comparecem para prestigiar as apresentações e isso nos incentiva, como ocorreu até agora, continuar apoiando pessoas que preservam essa festa religiosa”, disse o prefeito João Luís após acompanhar uma das apresentações de 2012.
Esse apoio que a Prefeitura oferece aos integrantes das companhias, além de valorizar e preservar a folia, incentiva o aparecimento de novos integrantes, inclusive passando de pais para filhos. “Isso (tradição) é muito importante e não podemos deixar que acabe”, considerou o prefeito.
Agradecimento
O coordenador do Consórcio Ribeirão Lajeado, José Santino, que é integrante da Companhia São Francisco de Assis, elogiou a iniciativa da Administração em valorizar e preservar essa tradição. “Nós todos, inclusive da Companhia Três Irmãos, agradecemos o prefeito João Luís por tudo que tem feito, desde 2005, para que as companhias tivessem condições de continuar”.
Além das duas apresentações noturnas das Companhias São Francisco de Assis e Três Irmãos no “Carlitão, o público prestigiou o baile de forró com a Banda Eventhus. Já a Cia de Reis São Francisco de Assis também realizou participações especiais em duas missas no bairro rural da Bahia e no bairro Residencial Ana Paula.
A Festa de Folia de Reis, que ocorre tradicionalmente em janeiro, também tem apresentações em agosto durante a Festa do Folclore. Além das companhias penapolenses, o público também acompanhas as apresentações de folias convidadas – de cidades vizinhas – que também buscam preservar a tradição. Essas atividades também recebem apoio da Administração Municipal.
Secom – PMP
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
13/01/2012 - Cidade registra óbito por meningite viral
13/01/2012 - IPTU com desconto só até dia 23
13/01/2012 - Espetáculo “Sônia” é apresentado hoje na Sala Cora Coralina
13/01/2012 - LEI: Celular e e-mail fora do trabalho podem dar hora extra
13/01/2012 - Catadores: Lei que regulamente profissão é vetada pela presidente
13/01/2012 - Comerciante sofre tentativa de homicídio em Clementina
12/01/2012 - Antiga Estação Ferroviária receberá espaço cultural
12/01/2012 - Pronto Atendimento na Macro II já está em funcionamento
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.