24/08/2011
O projeto visa estimular o gosto pela leitura nas crianças, pais, professores e funcionários
DA REDAÇÃO
Uma contação de histórias na manhã da última terça feira, 23, marcou a abertura oficial do projeto “Mundo da leitura, uma aventura na escola”, na EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira. Os donos da arte foram Rodrigo Matias e Fátima Pessoa, atores e contadores de histórias do Livrônibus, da Prefeitura de Penápolis. O projeto, uma iniciativa da direção da escola, visa estimular o gosto pela leitura não só nas crianças, mas também nos pais, professores e funcionários da Unidade Escolar. Segundo a coordenadora Vanessa Zordan, o projeto conta com várias etapas. Faremos as rodas literárias com indicação de livros com as crianças na sala de aula, com os professores nas HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e com os funcionários, que farão a indicação dos livros que lerem por escrito, e essas serão penduradas em um varal na biblioteca da escola, para que todos tenham acesso. “Além disso, estamos confeccionando sacolas que viajarão para as casas das crianças e conterão um livro infantil, um adulto, um jornal e uma revista”, explica. O projeto contará também com a participação da Biblioteca Municipal, tanto com as contações de histórias quanto com as visitas para retirada de livros, pois algumas etapas das rodas literárias das crianças serão realizadas com os livros que elas retirarão na própria Biblioteca Municipal, agendadas com antecedência. Para isso, a escola incentivará junto aos pais o cadastro dessas crianças na Biblioteca. Uma ficha individual foi criada também para a retirada de livros na escola, para que as crianças possam desde cedo vivenciar a situação de retirada e devolução de livros dentro do prazo, como acontece nas bibliotecas públicas. O produto final será uma coletânea de resenhas/indicações de livros confeccionada pelos alunos, além de outros trabalhos que serão desenvolvidos por toda escola.
Abertura
Durante a abertura do projeto, Rodrigo Matias iniciou a contação falando sobre o livro, sua importância e os cuidados que devemos ter com ele (não amassar, sujar, etc) para que o maior número de pessoas possível possa se maravilhar com suas histórias. Em seguida, cantou com as crianças, que depois de aprenderem a música, foram convidados a escutar uma bela e divertida história contada por Fátima Pessoa. O jeito moleque e descontraído dos dois contadores chamou a atenção das crianças, que encantadas ouviram e participaram de tudo. A direção da escola mais uma vez agradece a parceria dos contadores Rodrigo e Fátima, e da Biblioteca Municipal. “Sem essas pessoas nos ajudando, tudo de fato ficaria bem mais difícil. E o maravilhoso é saber que essa ajuda ocorre por que há muitas pessoas que acreditam na leitura e nas crianças como seres aptos a se encantarem por ela. Trabalhamos para isso, e só encontramos gente boa em nosso caminho!” finaliza a coordenadora Vanessa Zordan.
Então, faça seu login e tenha acesso completo:
24/08/2011 - Cidade terá passeio ciclístico contra a poluição
24/08/2011 - Técnicas do IBRAM visitam Museu do Sol
24/08/2011 - Copa Penápolis de Kart: Sucesso da 1ª etapa garante novas provas no domingo
24/08/2011 - Hoje tem reunião do OP no Jardim Del Rey
24/08/2011 - APOIO: Vítimas da violência doméstica podem ter ajuda psicológica
24/08/2011 - Construção da Casa de Apoio deve ser concluída em 60 dias
24/08/2011 - Programa Escola da Família comemora aniversário com festa
24/08/2011 - Homem capota carro e foge enquanto é socorrido
Voltar à lista de notíciasDiário de Penápolis. © Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.